Total de visualizações de página

Destaques da Semana

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Nossos Parabéns aos Estudantes

Como nasceu o dia do Estudante

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934. Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Ser Estudante é uma Arte

Ser estudante é uma arte. É a arte de tentar entender o que o outro está tentando explicar.

Ser estudante é uma arte quando este, mesmo sem compreender o que está sendo dito, procura recursos auxiliares para tentar entender o outro. Ser estudante é uma arte quando recebe comentários que soam sobre a sua não capacidade de assimilar o conteúdo e mesmo assim ao longo do tempo consegue um lugar consideravelmente aceitável, mas não para o outro e sim para ele. Ser estudante é uma arte quando este trabalha oito horas por dia e mesmo assim, ao cair da noite, fatigado, entra em sala de aula para aprender e sabe-se lá o que vai encontrar pela frente. Talvez, um outro também tão cansado quanto ele. Ser estudante passa a ser uma arte quando das pronfundezas de um aprendizado mal estruturado ele passa no vestibular. Ser estudante é uma arte quando ele “roda” no vestibular e mesmo assim se supera e entende que vestibular é nada, a não ser mais uma prova que não prova nada da sua capacidade e das suas habilidades. Ser estudante passa a ser uma arte grandiosa quando nosso aluno percebe a necessidade do estudo diante do mundo moderno.